Segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo, a igreja foi construída em 1955, em estilo neoclássico, para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A Imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou entre 1717 e 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu. Em 1732, Filipe Pedroso, um dos pescadores presentes no encontro da Imagem, entregou-a a seu filho Atanásio que lhe construiu o primeiro oratório aberto ao público. Naquele oratório aconteceu o milagre das velas que despertou maior expansão na devoção a Nossa Senhora da Conceição sob o novo título de Aparecida.
O Morro do Presépio está localizado nos pátios do Santuário Nacional, e possui esculturas que representam o nascimento de Jesus e outros momentos. Também conta com uma representação do da Imagem de santa, Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíbado Sul. O Presépio possui todas as peças representadas em tamanho natural.
A grande e tradicional Feira Livre aonde os turistas que vem a Cidade de Aparecida fazem suas compras tendo sua localização nos arredores do Santuário Nacional, a Feira de Aparecida é um atrativo à parte na cidade, onde se pode encontrar de tudo um pouco, de artigos religiosos a lembranças do município.
Itaguassu quer dizer - Pedra Grande em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso recebe grande número de visitantes. A ida neste local pode ser feita por diversos jeitos; você poderá ir de balsa, charrete, carro, taxi, ônibus e até mesmo a pé. O local oferece uma boa infraestrutura.
Separado da cidade de Aparecida pela Rodovia Presidente Dutra, é o ponto turístico onde acontece, toda sexta-feira da Quaresma, a tradicional Via-Sacra. Local para acolher grupos e pessoas que vão contemplar Jesus ou fazer a Via-Sacra, o flagelo de Jesus.A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925 e, durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, no dia 6 de abril, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo vigário Pe. Antônio Pinto de Andrade.
Novo ponto turístico da cidade, ligando o Santuário Nacional com o morro do cruzeiro, tendo 47 cabines de capacidade unitária para seis pessoas, em uma extensão aproximada de 1.170m sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, vencendo um desnível de 115m. Pode embarcar e desembarcar tanto na estão que se localiza no Santuário Nacional, quanto no Morro do Cruzeiro. Também é possível no local ter acesso ao Mirante do Morro do Cruzeiro, recém construído para oferecer ao turista uma vista privilegiada de Aparecida e regiões vizinhas.
Uma igreja pequena e simples que foi construída em 1926 e abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida por muitos anos. Recentemente reformada e sempre aberta para visitações fica localizada na entrada do Porto Itaguaçu, outro ponto turístico de Aparecida.
Localizado no alto do morro da Rua Antônio Bittencourt da Costa, com 17,6 metros de altura, é o maior monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida em todo o mundo. Tem uma vista privilegiada da cidade e do Santuário Nacional.
Com uma história de 56 anos, o Museu Nossa Senhora Aparecida tem muito a nos mostrar, desde sua inauguração em 8 de setembro de 1956, com benção do primeiro Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Sua coleção toda foi reunida por uma professora, Conceição Borges Ribeiro a partir de coletas de objetos pela região, com destaque para as peças indígenas. Seu primeiro local de funcionamento foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida e mais tarde, o museu foi transferido para Galeria do Hotel Recreio, onde ficou até sua mudança para a Torre do Santuário. Sua inauguração foi no dia 12 de outubro de 1967, no 2º andar, contendo um acervo diversificado.
Localiza-se no caminho do Porto Itaguaçu, o local possibilita a contemplação da várzea onde corre o Rio Paraíba e a Serra da Mantiqueira. O local tem como atração principal a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, medindo 1,80 m de altura.
O espaço que se localizasse no Santuário Nacional reúne 65 estátuas em tamanho natural, divididas em 20 cenários, que recriam os principais acontecimentos relacionados à Imagem da Santa, que hoje é venerada por milhões de devotos no Brasil e no mundo. No passeio repleto de efeitos sensoriais, o visitante é levado a uma viagem no tempo, que começa no encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba, até os fatos mais recentes, conhecendo as personalidades históricas, políticas e religiosas, que tiveram a vida ligada à Padroeira do Brasil.
Um lugar que acolhe os romeiros que visitam a Casa da Mãe Aparecida e oferece uma completa diversificada infraestrutura. Localizado no Santuário Nacional, o Centro de Apoio ao Romeiro possui duas praças de alimentação e conta com fraldário, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, terminais bancários, aquário, parque de diversões, etc.